Afreximbank, ECIC anuncia programa de US $ 1 bilhão para promover o comércio entre África do Sul e África | Intra-African Trade Fair

Joanesburgo, África do Sul, 26 de junho de 2018: - O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) e a Corporação de Seguros de Crédito à Exportação da África do Sul SOC Limited (ECIC) em Joanesburgo, África do Sul, lançam oficialmente o Programa de Promoção do Comércio e Investimento Sul-Africano-África (SATIPP), um programa de financiamento de US $ 1 bilhão para promover e expandir o comércio e os investimentos entre a África do Sul e o resto da África.

Nos termos do Programa de Promoção do Comércio e Investimento África do Sul-África (SATIPP), o Afreximbank e o ECIC trabalharão em conjunto para identificar, preparar e avaliar transações e projectos comerciais; explorar oportunidades de cofinanciamento e compartilhamento de riscos; e compartilhar conhecimento, com particular ênfase em assuntos comerciais intra-africanos, através de cooperação técnica, intercâmbio de pessoal, pesquisa e eventos conjuntos.

Dirigindo-se a empresários, mídia e partes interessadas dos sectores público e privado, que participaram da cerimônia de assinatura, o Dr. Benedict Oramah, Presidente da Afreximbank, disse que a iniciativa conjunta apoiaria as empresas através de iniciativas de capacitação e informação de mercado e ajudaria pequenas e médias empresas empreendedores de grande porte para se juntarem a cadeias de fornecimento regionais.

Também forneceria serviços de consultoria e garantias a investidores sul-africanos que buscassem oportunidades de comércio e investimentos nos países membros africanos Afreximbank, acrescentou o Dr. Oramah.

Segundo ele, a iniciativa oferece uma plataforma para a realização dos objetivos estratégicos do Afreximbank, em linha com sua estratégia, IMPACTO 2021: AFRICA TRANSFORMADA , que prioriza o comércio intra-africano, a industrialização e a exportação. Também se alinha com o objetivo estratégico da África do Sul de expandir o comércio com o resto da África. Também falando, Kutoane Kutoane, CEO da ECIC, disse: "Percebemos que uma das melhores maneiras de aumentar nossas capacidades de exportação como país é intensificando o comércio mutuamente benéfico com o resto do continente".

A cerimónia também serviu de plataforma para apresentar e discutir a Feira Comercial Intra-Africana (IATF) organizada pela Afreximbank no Cairo, Egipto, de 11 a 17 de Dezembro de 2018. A Feira está a ser realizada em colaboração com a União Africana e organizada pela o Governo do Egito, representado pela Autoridade de Desenvolvimento de Exportações, em nome do Ministério do Comércio e Indústria.